INVEST ON



O QUE É UMA AÇÃO?


Uma ação é uma pequena parte de uma empresa.
Ela é a menor parcela societária possivel de uma empresa de capital aberto.



Uma empresa de capital aberto são empresas consituidas como sociedades anonimas (S.A), que após iniciarem processo junto à bolsa de valor por meio de um banco intermediador e CVM, distribuem suas ações a investidores no mercado financeiro. As empresas distribuem suas ações com o objetivo principal de receber recursos para financiar projetos, oferecendo em troca participação nos lucros futuros aos novos acionistas.


BENEFÍCIOS PARA AMBOS OS LADOS


Para a empresa é um meio de conseguir uma capitação de recursos mais “barato”, pois com a abertura de capital, a empresa consegue uma capitação de recursos onde seus acionistas entram assuminido parte dos riscos, para assumir parte dos lucros no futuro. Para os investidores o mercado de ações possibilita, que uma pessoa normal se torne sócia de grandes empresas e marcas consolidadadas.


MERCADO PRIMARIO E MERCADO SECUNDÁRIO


Existem dois tipos de mercado na Bolsa: O mercado primário e o mercado secundário.

O mercado primario é aquele que, através de oferta publica inicial, o famoso IPO, voce compra ações diretamente da empresa ofertante. Para o momento da venda das ações compradas, exste o mercado secundário, onde investidores compram ações de outros investidores, seguindo um ciclo de compras e vendas.


AS VANTAGENS


Existem algumas formas de ganhar dinheiro no mercado de ações. Uma delas é através de dividendos, que são juros sobre o capital próprio dentre outros tipos de proventos que a empresa utiliza para remunerar seus acionistas.

Se este for o objetivo, o melhor caminho é investir em empresas sérias com bons fundamentos. Outra forma de se ganhar dinheiro consiste no ganho através da propria valorização das ações. Empresas com potencial de lucros e crescimento tendem para que suas ações se valorizem de acordo com as expectativas do mercado.

Se o valor de uma ação sobe em relação ao preço pago anteriormente, seu patrimonio se valorizou, e com a venda dessas ações que agora estão com um preço valorizadas, há uma realização do lucro, que é a diferença entre o preço pago e o preço de venda. Mas cuidado, a ação também pode se desvalorizar, e caso haja uma realização de venda nessas circunstancias, haverá prejuizos.

Mas fique tranquilo, há ferramentas de análises, dentre elas a gráfica e a fundamentalista que auxiliam o investidor a encontrar o melhor momento para comprar ou vender uma ação.