INVEST ON



COMO COMEÇAR A INVESTIR



Começar a investir não é um processo tão dificil, ou tão distante da pessoa comum. Mas antes de falar como começar a investir, vamos conhecer alguns integrantes que fazem parte desse processo.


A bolsa de valores é o local onde ocorrem as compras e vendas de ações e outros títulos mobiliários. Também responsável pela atualização de cotações para que os investidores possam ter referencia para suas ofertas.


A central de custódia, é o local onde as ações ficam guardadas em seu nome é uma instituição chamada de “Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC.


Os intermediadores financeiros são os bancos e as corretoras. As corretoras são responsáveis por encaminhas ordens à bolsa, e garantir que as ofertas cheguem no tempo certo.


A CVM é a comissão de valores mobiliários, uma autarquia federal responsável por fiscalizar todo o sistema, garantindo direitos dos investidores e crecenciamento dos profissionais autorizados a trabalhar nas areas de gestão de carteiras, distribuição, análise e consultoria.


QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS PARA INVESTIR?


Para começar a investir o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores devidamente registrada. Com uma conta aberta, voce terá acesso ao home broker (ferramenta utilizada para compra e venda de ações).

É importante entender e definir o perfil do investidor, pois isso influenciará qual método será utilizado para investir, seja ela visão de sócio ou de trader.


HORÁRIO DO PREGÃO NA BM&F BOVESPA


O mercado de ações brasileiro ocorre das 10hs as 17 hs (mas pode haver alterações), porém cada mercado no mundo tem seu próprio horario de negociação.